Mostrando postagens com marcador gestores. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador gestores. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Brasil tem 1 prefeito retirado do cargo a cada 8 dias pela Justiça Eleitoral

O Brasil teve, desde as últimas eleições municipais, em 2012, 142 prefeitos cassados e retirados do cargo pela Justiça Eleitoral – uma média de um a cada oito dias. É o que revela um levantamento feito pelo G1 com base nos dados dos Tribunais Regionais Eleitorais dos 26 estados e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Além disso, outros 99 também foram cassados, mas se mantêm no cargo com liminares e recursos, a poucos meses de um novo pleito, que ocorre em outubro deste ano.
mapa
O levantamento não leva em conta os prefeitos retirados do cargo pela Justiça comum ou pelas Câmaras municipais. Também não inclui os cassados em primeira instância que já conseguiram reverter a decisão em instância superior e não respondem mais a processo.
MotivosA maioria dos prefeitos foi cassada em razão de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico durante a campanha. Há também casos de conduta vedada pela legislação eleitoral. O dado de cassados no cargo e fora dele representa 4% do total de prefeitos eleitos em 2012 (5.568).

domingo, 8 de setembro de 2013

Comissão aprova PEC que obriga gestores a cumprir promessas de campanha

A comissão especial que analisou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da responsabilidade eleitoral aprovou o substitutivo do relator, deputado João Paulo Lima (PT-PE). Pelo texto, os executivos federal, estaduais e municipais, assim como do Distrito Federal, serão obrigados a elaborar e cumprir um plano de metas construído com base nas promessas da campanha.
Em relação à proposta apresentada, João Paulo Lima promoveu apenas uma modificação. Retirou da PEC os indicadores de desempenho que os chefes do Executivo deveriam utilizar na elaboração de seus planos de governo. De acordo com o parlamentar, a mudança foi parte de um acordo para garantir a aprovação do texto.
panorama político

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Garibaldi: “Manifestações abalaram a credibilidade de todos os governantes”

O ministro da Previdência, ex-governador Garibaldi Alves Filho (PMDB), afirmou que as manifestações das últimas duas semanas abalaram a credibilidade de todos os governantes, de forma geral. O ministro avaliou a queda na popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT), que perdeu 21 pontos, segundo pesquisa Datafolha veiculada no final de semana passado, e dos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que também amargaram queda drástica de aprovação popular. “Eu acho que isso abalou a credibilidade de todos os governantes, principalmente de quem é governo. Claro que foi em função do perfil de todos os políticos, de todos os partidos, mas, quem é governante, vai sentir mais de perto”, avaliou o ministro.

Quanto ao prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), e à governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), que foram alvo de protestos em Natal e no Estado, Garibaldi preferiu não afirmar que houve desgaste. “Eu não vou me adiantar a instituto de pesquisa. Melhor aguardar o que a pesquisa vai dizer. Todo mundo sabe que os governantes foram atingidos, uns em maior intensidade do que outros. Por exemplo, o governador do Rio já foi mais atingido que o governador de São Paulo. Não vou dizer que há uma uniformidade. Melhor aguardar as pesquisa”, despista.

Instado a falar sobre o desempenho de Dilma na pesquisa, o ministro preferiu repetir o posicionamento de Dilma sobre o tema, afirmando que a pesquisa é o retrato do momento. “Para não me adiantar sobre uma coisa que a própria presidente negou-se a comentar em detalhes, e eu não quero ser mais realista que o rei, mas ela disse uma coisa que eu acho que foi muito sincera. Ela disse pesquisa se aceita e não se discute. Eu a tenho pelo valor de face. Ela diz, está dito, é o retrato do momento”.

JH

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Conheça a lista completa dos novos gestores condenados pelo TCE e já com os nomes remetidos ao TRE

O ex-prefeito de Natal e candidato novamente nas eleições deste ano, figura na lista do TCE, porém continua candidato pela força de liminar que poderá cair a qualquer momento.


Veja abaixo  a lista dos 45 gestores condenados pelo TCE e com os nomes já remetidos ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Esses políticos poderão enfrentar dificuldades para conseguirem o registro das suas candidaturas.
Confira  quem são:
PREF.MUN.ALTO DO RODRIGUES
EIDER ASSIS DE MEDEIROS
PREF.MUN.APODI
MARIA GORETI DA SILVEIRA PINTO * O processo com decisão sob júdice
 PREF.MUN.BAÍA FORMOSA
SAMUEL MONTEIRO DA CRUZ
PREF.MUN.BARAÚNA
FRANCISCO GILSON DE OLIVEIRA
PREF.MUN.BENTO FERNANDES
JOSÉ ROBENILSON FERREIRA
PREF.MUN.CAIÇARA DO NORTE
AMARILDO ELIAS DE MORAIS
JOSÉ EDILSON ALVES DE MENEZES
PREF.MUN.CAMPO REDONDO
JOSÉ FELINTO CAMPELO NETO
PREF.MUN.CARNAÚBA DOS DANTAS
PANTALEÃO ESTAVAM DE MENEZES
PREF.MUN.CEARÁ-MIRIM
EDINÓLIA MARIA DA CÂMARA MELO
PREF.MUN.CORONEL JOÃO PESSOA
ANTÔNIO EMÍDIO DE SOUZA
PREF.MUN.CURRAIS NOVOS
GERALDO GOMES DE OLIVEIRA
PREF.MUN.FRUTUOSO GOMES
FAGNER SUASSUNA CARLOS
PREF.MUN.GALINHOS
JARDELINA DO VALE PEREIRA
PREF.MUN.GUAMARÉ
JOSÉ DA SILVA CÂMARA
PREF.MUN.IELMO MARINHO
HOSTÍLIO JOSÉ DE LARAMEDINA
PREF.MUN.IPANGUAÇU
JOSÉ DE DEUS BARBOSA FILHO
PREF.MUN.ITAÚ
FRANCISCO NEUREMBERG FERNANDES
PREF.MUN.JARDIM DE ANGICOS
MANOEL AGNELO BANDEIRA LIMA
MOACIR ALVES GUIMARÃES
PREF.MUN.JARDIM DO SERIDÓ
PATRÍCIO JOAQUIM DE MEDEIROS JÚNIOR
PREF.MUN.JOÃO CÂMARA
ARIOSVALDO TARGINO DE ARAÚJO
PREF.MUN.LAGOA NOVA
GERALDO EVILÁSIO DE ARAÚJO
PREF.MUN.LAJES
EDIVAN SECUNDO LOPES
PREF.MUN.MACAÍBA
FERNANDO CUNHA LIMA BEZERRA
PREF.MUN.MACAU
JOSÉ ANTÔNIO MENEZES DE SOUSA
PREF.MUN.MARCELINO VIEIRA
FRANCISCO IRAMAR DE OLIVEIRA
PREF.MUN.MARTINS
MARCO ANTÔNIO CHAVES FERNANDES DE QUEIROZ
PREF.MUN.NATAL
CARLOS EDUARDO NUNES ALVES – * O processo com decisão sob júdice
PREF.MUN.NOVA CRUZ
CID ARRUDA CÂMARA
PREF.MUN.OLHO DAGUA DO BORGES
JOSÉ JACKSON QUEIROGA DE MORAIS
JOSÉ GONZAGA DE QUEIROGA
PREF.MUN.PARANÁ
GERALDO ALEXANDRE MAIA
PREF.MUN.PARAZINHO
ANTÔNIO ANCHIETA VARELA
PREF.MUN.PASSAGEM
TEREZINHA DE JESUS LIMA
PREF.MUN.PATU
POSSIDÔNIO QUEIROGA DA SILVA NETO
PREF.MUN.PEDRA GRANDE
FRANCISCA DE FÁTIMA LIMA DO NASCIMENTO
PREF.MUN.PEDRA PRETA
JOSÉ MENDES DA SILVA
PREF.MUN.PENDÊNCIAS
IVAN DE SOUZA PADILHA
PREF.MUN.SANTO ANTÔNIO
LUIS CARLOS VIDAL BARBOSA
PREF.MUN.SÃO FRANCISCO DO OESTE
IVONE DE FREITAS VIANA
PREF.MUN.SÃO JOSÉ DE CAMPESTRE
LAÉRCIO JOSÉ DE OLIVEIRA
PREF.MUN.SÃO JOSÉ DO SERIDÓ
JOÃO LÁZARO DANTAS
PREF.MUN.TAIPU
FRANCISCO MARCELO CAVALCANTE DE QUEIROZ
PREF.MUN.TENENTE LAURENTINO CRUZ
JOARIMAR TAVARES DE MEDEIROS

Fonte: panorama político

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Burocracia: o bem e o mal

A burocracia a séculos vem dificultando a vida de gestores e instituições.

É um "bem" porque de uma certa forma tenta passar a legalidade e a transparência de atitudes das referidas instituições ou de seus gestores. Tenta fazer a "coisa" correta ou pelos menos passar esta idéia.

É um "mal" porque afasta a participação e o interesse popular e "engessa" os gestores e os seus domínios.

Cercados pela "técnica' dos técnicos e cautelosos em relação as regras da Lei, eles querem fazer mas não podem...querem realizar mas não conseguem, autorizam, mas são "desautorizados' pelos técnicos da hora.

Talvez aí, pensando desta forma, agradam os "técnicos" e desagradam a maioria.