Mostrando postagens com marcador Santa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Santa. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Madre Teresa de Calcutá é canonizada pelo papa Francisco em missa no Vaticano

A cerimônia contou com a presença de cerca de 120 mil fiéis de diversas partes do mundo.


Por Redação
Em missa de canonização celebrada neste domingo (4) na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco declarou santa Madre Teresa de Calcutá. A cerimônia contou com a presença de cerca de 120 mil fiéis de diversas partes do mundo.
A missão de Madre Teresa, segundo Francisco, permanece nos dias de hoje como um testemunho eloquente da proximidade de Deus junto aos mais pobres. O papa também se referiu à religiosa, de origem albanesa, como modelo de santidade para todos os agentes de misericórdia.
Madre Teresa, ao longo de toda a sua existência, foi uma dispensadora generosa da misericórdia divina, fazendo-se disponível a todos, por meio do acolhimento e da defesa da vida humana, dos nascituros e daqueles abandonados e descartados.”
Referindo-se à nova santa, fundadora das Missionárias da Caridade, Francisco pediu que “esta incansável agente de misericórdia” ajude o mundo a entender que o único critério de ação é o amor gratuito, livre de qualquer ideologia e de qualquer vínculo e que é derramado sobre todos sem distinção de língua, cultura, raça ou religião.
“Levemos no coração o seu sorriso e o ofereçamos a quem encontremos no nosso caminho, especialmente àqueles que sofrem. Assim, abriremos horizontes de alegria e de esperança numa humanidade tão desesperançada e necessitada de compreensão e ternura”, concluiu o papa
Portal no Ar

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Papa nomeia arcebispo para missa de canonização de Madre Teresa

O papa Francisco nomeou o arcebispo de Sarajevo (Bósnia-Herzegovina), o cardeal Vinko Pulic, como enviado especial à missa que irá celebrar a canonização da beata Madre Teresa de Calcutá em Skopje, sua cidade natal na Macedônia. A missa será no próximo dia 11 de setembro, sendo que a canonização está prevista para o dia 4, na Praça São Pedro, no Vaticano.
Este é um dos eventos mais importantes do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A informação foi divulgada pela Santa Sé. Nascida em 1910, em Skopje, Madre Teresa, ou Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, morreu em 1997, em Calcutá, na Índia, onde passou boa parte de sua vida. Sua atuação como missionária rendeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979, mas também a antipatia do regime de Enver Hoxha na Albânia, país ao qual pertencia Skopje na época de seu nascimento.
Ela deixara a nação quando tinha apenas 18 anos e só conseguiu retornar em 1989, quando o comunismo começava a desmoronar. Seus parentes já tinham morrido, mas Madre Teresa rezou sobre seus túmulos – e também sobre o do ditador que a separara de sua família. A futura santa morreu em setembro de 1997, seis anos antes de ser beatificada pelo papa João Paulo II.
Robson Pires

quarta-feira, 16 de março de 2016

O que Madre Teresa de Calcutá não tinha de santa?

Negligência com doentes terminais, sadismo, conversões disfarçadas e amizades tenebrosas sujam o manto da freira que será canonizada pelo papa Francisco no Vaticano
Madre Teresa acena na cidade de Calcutá, na Índia (Crédito: Reuters)
A freira de família albanesa Agnes Gonxha (1910-1997), que atendia doentes terminais em Calcutá, na Índia, ganhou o Nobel da Paz em 1979 e será canonizada pelo Vaticano no dia 4 setembro. Mas sua biografia não é tão limpa como se pensa.
Negligência com doentes terminais. Dentro da instituição Missionárias da Caridade, as pessoas ficavam deitadas em colchões no chão o tempo todo, sem acesso a antibióticos e analgésicos. Médicos não eram autorizados a examinar os pacientes para fazer um diagnóstico. Os doentes não podiam ser levados a um hospital para tratamento adequado. Seringas eram usadas em vários doentes e lavadas na torneira.
Sadismo. O atendimento ruim não era uma consequência da falta de dinheiro. A organização de Madre Teresa acumulou centenas de milhões de dólares e abriu unidades em mais de 100 países. A questão é ela nutria uma fascinação pelo sofrimento dos mais humildes. “Eu acho muito bonito para o pobre aceitar o seu destino, dividir isso com a paixão de Cristo. Eu acho que o mundo tem sido muito ajudado pelo sofrimento das pessoas pobres”, disse ela em uma coletiva de imprensa. Em outro momento, ela diz para um paciente terminal: “você está sofrendo como Cristo na cruz, Então Jesus deve estar te beijando”.
Amizades tenebrosas. Madre Teresa visitou a esposa de Jean Claude Duvalier, o Baby Doc, ditador do Haiti. Sobre o encontro, ela disse que nunca tinha visto pobres tão familiares com o seu chefe de Estado. “Foi uma linda lição para mim”, disse. Estima-se que Baby Doc e seu pai, Papa Doc, tenham desviado 100 milhões de dólares em obras sociais no Haiti.
Batismos disfarçados. Quando bebês, crianças ou adultos estavam à beira da morte, as freiras e os religiosos os batizavam com discrição. Às vezes, jogando água na testa. A prática revoltou muitos familiares muçulmanos e hindus, que não deram autorização para tal.
Descaso com dinheiro alheio. Madre Teresa recebeu 1 milhão de dólares do americano Charles Keating, que foi condenado por montar um esquema fraudulento para se apropriar do dinheiro de pequenos investidores nos Estados Unidos. Em seu julgamento, Madre Teresa mandou uma carta ao juiz pedindo clemência. O promotor enviou uma carta a ela solicitando que ela devolvesse o dinheiro das doações, pois esse tinha sido obtido de maneira fraudulenta. Não recebeu resposta.
veja

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Agência identifica brasileiro curado por milagre atribuído à Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá morreu em 1997 aos 87 anos de idade, de ataque cardíaco.
Encontra-se sepultada em Motherhouse Convent, Calcutá, Bengala Ocidental na Índia.
No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa.



madreA agência de notícias italiana Zenit afirma ter identificado o homem que teria sido beneficiado pelo segundo milagre atribuído à madre Teresa de Calcutá pelo Vaticano. Segundo a reportagem da agência católica de notícias, o beneficiado foi o engenheiro paulista Marcilio Haddad Andrino, 42, nascido em Santos e que hoje mora no Rio. Nesta sexta (18), o papa Francisco reconheceu o milagre, que permite que a madre seja considerada uma santa. “A minha experiência profissional me colocou outras vezes diante de fenômenos difíceis de explicar desde o ponto de vista científico, mas o que aconteceu em 2008 com um engenheiro brasileiro é realmente incrível”, diz o neurologista italiano Carlo Jovine, que participou da comissão médica que o Vaticano encarregou de analisar a cura de Marcilio do ponto de vista científico.
Em dezembro de 2008, Marcilio, então com 35 anos, ficou doente de repente e teve que voltar da lua de mel às pressas para ser internado de urgência em Santos, de acordo com a reportagem publicada no sábado (19). Segundo o relato do médico no artigo, ele apresentava oito abscessos no cérebro -áreas infeccionadas, por origem bacteriana ou viral, que provocam a destruição dos tecidos e a produção de pus dentro do encéfalo. Para a Igreja Católica, houve um milagre porque o engenheiro acordou bem de saúde no hospital, antes da cirurgia, enquanto sua mulher fazia orações intensas para a madre Teresa de Calcutá.
Robson Pires

sábado, 4 de maio de 2013

Negra e filha de escrava, Nhá Chica é beatificada em Baependi, MG


Nhá Chica é beatificada em Baependi. Agora é oficial. Francisca de Paula de Jesus, a "Mãe dos Pobres" de Baependi (MG), é a primeira negra, analfabeta e filha de escrava a receber o título de beata pela Igreja Católica no Brasil. A cerimônia que concedeu o título à mulher que viveu a maior parte de sua vida no Sul de Minas começou pontualmente às 15h deste sábado (4).
Usando sombrinhas e proteções, milhares de fiéis acompanharam a cerimônia sob o sol, do jeito que puderam. Pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, participaram da celebração. Além dos fiéis, também estiveram presentes autoridades religiosas do Vaticano e da Igreja Católica brasileira. Gilberto Carvalho, secretário geral da Presidência da República representou a presidente Dilma Rousseff. O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, também acompanhou a cerimônia.
O processo de beatificação começou em 1993, mas foi em 1995 que o processo ganhou um capítulo decisivo. Em julho daquele ano, a professora Ana Lúcia Leite descobriu que tinha um problema congênito no coração. Na véspera de fazer uma cirurgia, ela sentiu uma forte febre e exames posteriores revelaram que o problema havia desaparecido. Ana Lúcia havia rezado a Nhá Chica e considera que foi curada por intermédio dela
Nhá Chica

Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, será a primeira beata negra do país. Leiga, ela não pertencia a nenhuma ordem religiosa. Analfabeta, não lia a bíblia, mas aplicava no dia a dia o amor ao próximo e a caridade, o que a fez ser conhecida como "Mãe dos Pobres". Nhá Chica nasceu em São João Del Rei (MG) mas viveu a maior parte da sua vida em Baependi (MG), onde morreu no dia 14 de junho de 1895. Desde então, os relatos de cura por intercessão de Nhá Chica são vários.

Em 1998, o provável milagre foi enviado ao Vaticano. Em janeiro de 2011, o Papa Bento XVI aprovou as virtudes heróicas da religiosa e designou o título de Venerável a Nhá Chica. Em outubro do mesmo ano, a comissão médica da Congregação das Causas dos Santos do Vaticano aprovou o milagre atribuído a Nhá Chica, concordando que a cura não tem explicação científica. A comissão de cardeais do Vaticano atestou o milagre em junho de 2012 e no mesmo mês, o Papa Bento XVI assinou o decreto de beatificação de Nhá Chica
G1

Nhá Chica será beatificada neste sábado no interior de Minas Gerais


A filha de escravos Francisca de Paula de Jesus, ou "Nhá Chica", como é carinhosamente chamada por seus fiéis, se tornará beata neste sábado em cerimônia que deverá atrair cerca de 60 mil católicos à pequena cidade de Baependi (MG). A missa de beatificação será presidida pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano, cardeal Angelo Amato.


A cerimônia também será acompanhada pelo presidente da CNBB, Raymundo Damasceno, assim como bispos e religiosos de várias dioceses de Minas Gerais.


O Brasil já conta com dois santos (Frei Galvão e Madre Paulina, nascida na Itália), e mais de 30 beatos. A eles se junta a mulher que é considerada por muitos mineiros a "mãe dos pobres", e que durante o século XIX, ainda em vida, chegou a ser tratada como santa. O processo para reconhecer os milagres de Nhá Chica foi iniciado em 1989, quase 100 anos após sua morte, e sua beatificação foi determinada em junho do ano passado, pelo então papa Bento XVI.


A futura beata nasceu em 1808, em São João del-Rei, também em Minas Gerais, de uma família de escravos, tendo ficado órfã aos 10 anos. Apesar de ter herdado a fortuna de um irmão, Nhá Chica renunciou aos bens e riquezas, distribuindo-as entre os pobres, além de possibilitar a construção de uma capela dedicada à Imaculada Conceição, onde hoje está seu santuário.

Embora não tenha optado pela vida religiosa, a futura beata preferiu nunca se casar para dedicar sua vida a caridade e oração, até sua morte, em 14 de junho de 1885. Em 1991, o papa João Paulo II concedeu para Nhá Chica o título de "Serva de Deus", e em 2007 a Congregação para a Causa dos Santos começou a analisar um dos milagres que milhares de fiéis lhe atribuem: a cura de uma professora da cidade mineira de Caxambu.
O processo de beatificação é o primeiro passo antes da canonização, mas para que a brasileira possa ser declarada santa, o Vaticano tem que confirmar outros dois milagres. Neste sábado pela manhã, está prevista a realização de uma missa solene na igreja matriz de Baependi. À tarde, será a vez da cerimônia de beatificação, em um local aberto ao público, próximo ao principal acesso à cidade.
No domingo também está marcada uma celebração na igreja matriz, além de uma missa de ação de graças no local da beatificação e uma procissão até o santuário da Imaculada Conceição.
terra

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Odetinha: cariocas podem ter sua primeira santa


Procissão de devotos no túmulo da pequena Odette Vidal de Oliveira já dura mais de sete décadas. \"Odetinha\", a \"Santinha do São João Batista\",


A Arquidiocese do Rio de Janeiro inicia na próxima sexta-feira (18/01/2013) uma série de preparativos para a abertura do processo de beatificação da menina Odette Vidal de Oliveira, conhecida como Odetinha. Ela ficou conhecida pela devoção aos pobres e morreu aos nove anos.
Na semana passada, os restos mortais de Odetinha foram exumados, 74 anos após sua morte. Representantes da Congregação para as Causas dos Santos, do Vaticano, acompanharam o procedimento em uma cerimônia restrita.
Na sexta,18 de janeiro de 2013,  haverá um ato canônico para marcar o início do processo na Igreja Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, na Zona Sul. A urna com os restos mortais da menina vai passar, no domingo (20), pela Igreja dos Capuchinhos, Catedral Metropolitana e Igreja da Imaculada Conceição, onde foi construído um túmulo.
Um pouco da história
Ela nasceu em Madureira, cresceu em Botafogo e morreu aos 9 anos. Mas a procissão de devotos no túmulo da pequena Odette Vidal de Oliveira já dura mais de sete décadas. "Odetinha", a "Santinha do São João Batista", o "Lírio de Pureza e Caridade" — títulos usados por católicos que eternizam a fé na menina — pode se tornar a primeira santa carioca.
As placas com agradecimentos de devotos e os vasos com flores recentes não deixam dúvidas. O túmulo de Odetinha é um dos mais visitados no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Mas a fama de milagreira da menina vai muito além da Zona Sul do Rio. Em sua sepultura, há homenagens feitas por fiéis do Piauí, de Pernambuco e do Paraná.
Ao todo, dez placas e 13 vasos com flores decoram o jazigo de Odetinha. Em cima dele, há uma estátua dourada que reproduz a criança. Logo adiante, em frente ao túmulo de Odette, estão sepultados os pais da garota. Ali, mais placas foram depositadas para retribuir os milagres atribuídos à menina.

Túmulo de Odetinha, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro Segundo funcionários, o túmulo é um dos mais procurados do cemitério. 





















Odetinha morreu vítima de paratifo, doença infecciosa de origem bacteriana. Foram 49 dias de sofrimento, assistido de perto pela sociedade carioca e pelos pobres que ajudava. A menina dizia: "Eu vos ofereço, ó meu Jesus, todos os meus sofrimentos pelas missões e pelas crianças pobres". No dia da morte, 25 de novembro de 1939, ela declarou: "Meu Jesus, meu amor, minha vida, meu tudo".

Mineira filha de escravos, Nhá Chica será beatificada em maio de 2013 em Minas Gerais

Estátua na igreja de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como igreja de Nhá Chica, em Baependi

Francisca de Paula de Jesus, mineira conhecida como Nhá Chica, será a próxima beata brasileira. Filha de escravos, nasceu em 1810 em distrito de São João del Rei e morreu 1895. A cerimônia está marcada para o dia 11 de maio em Baependi, no sul de Minas, onde ela viveu.

O Brasil atualmente tem 36 beatos natos e 44 estrangeiros que atuaram no país. José de Anchieta é um deles, nascido nas Ilhas Canárias e declarado beato em 1980, estando ainda dependendo de um milagre para ser canonizado. Roma tem cerca de 60 causas de beatificação e canonização.

Santos, o Brasil tem apenas dois. Frei Galvão, nascido em Guaratinguetá, e Madre Paulina, italiana que veio como emigrante ainda criança. 

sábado, 17 de março de 2012

Moradores acham manto de santa furtada em SP

Moradores acharam nesta sexta-feira o manto de veludo que recobria uma imagem de Nossa Senhora do Carmo de mais de 200 anos, furtada na última terça-feira da capela do Quilombo do Carmo, em São Roque (SP). A peça, que estava jogada em uma rua da área urbana, foi entregue à Polícia Civil. Os policiais que investigam o caso disseram que o achado pode indicar que a imagem foi levada por ladrões de arte sacra.

O manto, de confecção mais recente, não tinha o mesmo valor que a imagem e poderia servir para a identificação da relíquia furtada. Até hoje a escultura não tinha sido recuperada. A santa era considerada a proprietária das terras pelos moradores da vila, reconhecida como remanescente de quilombo. No século 18, um fazendeiro doou 2.175 hectares á Nossa Senhora do Carmo, representada pela Província Carmelitana Fluminense.

Estado de Minas