quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Por que as pessoas roem as unhas? E como parar com o hábito

Pessoas que roem ou roeram as unhas o fazem por inúmeros motivos que vão desde ansiedade até tédio. Em relação as causas para esse hábito que é considerado uma espécie de TOC, estudos sugerem que pode ser um fator genético, uma forma de relaxar ou ainda para aliviar o perfeccionismo. (iStock/Getty Images)


O hábito de roer as unhas afeta até 30% da população mundial e pode estar relacionado de ansiedade à genética. Mais: é possível parar com o hábito


Você rói as unhas?  Estudos estimam que o hábito afete entre 20% e 30% da população mundial. Os motivos para a prática variam de acordo com a pessoa, muitos associam ao nervosismo, ansiedade, tédio, fome, frustração e até mesmo como uma forma de relaxamento. Entretanto, as causas que levam a isso ainda permanecem um mistério para a ciência e para a comunidade médica, como afirma um estudo sobre o tema publicado na revista especializada Iranian Journal of Medical Sciences, segundo informações da BBC Brasil.

Onicofagia

O termo técnico para o hábito de roer as unhas é onicofagia e “pode levar a problemas psicossociais significativos e ter um impacto negativo na qualidade de vida” das pessoas, de acordo com um estudo publicado em 2016 na revista on-line PubMed.com.
Roer unhas também pode causar problemas na “unidade ungueal (da unha) e na cavidade oral”, de acordo com outro estudo chamado Onicofagia: o mistério, para os médicos, de roer as unhas. Para os autores dessa pesquisa, este problema é tão difícil de tratar que é preciso um esforço multidisciplinar envolvendo dermatologistas, pediatras e dentistas, entre outros.
veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário