sexta-feira, 2 de outubro de 2015

1º DE OUTUBRO É COMEMORADO DIA INTERNACIONAL DO IDOSO - Denúncia de maus tratos a idosos está entre as mais comuns em Natal

Na data em que se comemorou  o Dia Internacional do Idoso, a Delegacia Especializada em Proteção aos Idosos informou que do total de denúncias registradas em Natal, a maioria é de maus tratos. Os dados estatísticos apontam que, de janeiro a setembro de 2015, foram registradas mais de 200 denúncias de violência contra a população da chamada terceira idade.
De acordo com o delegado Matias Laurentino, titular da delegacia especializada, o número de casos relacionados a maus tratos a idosos têm crescido vertiginosamente nos últimos anos. Um dos principais fatores, segundo ele, é o aumento da expectativa de vida do brasileiro que atualmente chega aos 74 anos.
No entanto, o delegado pondera que, na prática, o número total de denúncias não corresponde necessariamente à realidade. Ele explica que sempre que há uma denúncia, é realizada uma investigação prévia que nem sempre se configura como violência ao idoso.
O titular da delegacia do idoso, no entanto, alerta que é preciso ficar atento. Segundo ele, é importante que as pessoas não deixem de denunciar, pois esta é uma realidade muito presente em muitos lares.
Outra questão levantada pelo delegado é a falta de estrutura dos órgãos de proteção ao idoso. Para ele, o governo tem sido omisso em não oferecer abrigos públicos onde esses idosos possam receber acompanhamento e tratamento adequados.
“Muitos cuidadores não tem o menor preparo e acabam dificultando a vida do idoso. É importante que o estado e o município estejam atentos a essa realidade. Nossa população idosa está crescendo e se não houver uma atenção especial para isso teremos problemas”, alertou ele.
Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário