quinta-feira, 25 de maio de 2017

Crianças autistas têm melhora após transplante de medula óssea

Lucas Alexandre Freitas Pinheiro, 7 anos, que é autista e passou por transplante de medula óssea (Arquivo pessoal/VEJA.com)
Lucas, 7, e Sofia, 11, fizeram tratamento em razão de leucemia, mas também tiveram redução na escala de autismo; relação, porém, ainda será objeto de estudo
Duas crianças autistas que tinham leucemia e passaram por um transplante de medula óssea para tratamento do câncer reduziram consideravelmente os sintomas do autismo entre um ano e 20 meses após o transplante, inclusive mudando a pontuação na escala oficial de diagnóstico do transtorno. Embora os casos ainda sejam considerados pontuais, eles seguem uma linha de pesquisas que apontam que o autismo pode ter um caráter autoimune e, portanto, poderia ser tratado por meio do transplante celular.
O autismo é uma das condições clínicas que mais desafiam médicos e profissionais da saúde de todo o mundo. Os dados mais recentes apontam que a doença afeta um a cada 68 nascimentos, sendo mais prevalente em meninos do que em meninas. Até hoje, ninguém sabe dizer exatamente por que e como o transtorno acontece – a única coisa que se sabe é que se trata de uma desordem multifatorial, que normalmente tem uma herança genética. Não existe nenhum exame que aponte com certeza que o paciente tem autismo, por isso, o diagnóstico é sempre clínico, com base nas alterações comportamentais.
veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário