terça-feira, 3 de novembro de 2015

Protesto contra morte de policiais no RN fecha cruzamento em avenida de Natal

Com menos de dois meses para o fim de 2015, já são seis mortes - quase o mesmo número de 2014


Por Bruno Araújo e Saulo de Castro
O protesto realizado por policiais militares fechou há pouco o cruzamento da Avenida Salgado Filho com a Avenida Bernardo Vieira, no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal. O grupo protesta contra a morte de policiais no Rio Grande do Norte. O trânsito ficou interrompido no local por apenas alguns minutos.
Policiais lamentam morte de colegas durante protesto (Foto: Wellington Rocha)
Policiais lamentam morte de colegas durante protesto (Foto: Wellington Rocha)
Os manifestantes se reuniram em um círculo no cruzamento e promoveram um longo abraço, seguido por uma oração, em nome dos policiais mortos no estado este ano.
A manifestação contou cerca de 50 policiais e outros agentes da segurança pública do RN. Enquanto alguns trajavam roupas pretas ou camisetas brancas com imagens dos colegas de farda vítimas de assassinatos, outros apareceram fardados.
Inicialmente, o protesto estava previsto para sair em caminhada pela Avenida Salgado Filho, mas os presentes mudaram os planos e fizeram um ato simbólico no local da concentração. O grupo deseja uma audiência com representantes do Governo do Estado para discutir as sucessivas mortes de agentes públicos.
Agentes de Trânsito estiveram no local durante todo o tempo para garantir a segurança de motoristas, pedestres e manifestantes.
Com menos de dois meses para o fim de 2015, já são seis mortes – quase o mesmo número de 2014, quando sete homens foram mortos. No entanto, o que chama atenção é o fato de que quatro, das seis mortes confirmadas este ano, aconteceram no intervalo de 48 dias, todas na Grande Natal.
O protesto também questiona o fato de que, desde 2011, há 30 inquéritos sobre crimes contra policiais abertos e parados, sem investigação, segundo a Associação de Praças e Soldados da Polícia Militar.
A intenção é de que uma audiência com gestores do Governo do Estado possa dar celeridade e mais qualidade e infraestrutura ao trabalho dos policiais.
Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário