terça-feira, 13 de outubro de 2015

Anorc consegue liminar na Justiça e Festa do Boi é reaberta

Decisão judicial fechou as portas do Parque Aristófanes Fernandes no último domingo (11), após ser constatado uma série de irregularidades na segurança


Por Redação
Anorc conseguiu liminar na justiça liberando a Festa do Boi (Foto: Alberto Leandro)
Anorc conseguiu liminar na justiça liberando a Festa do Boi (Foto: Alberto Leandro)
O Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, localizado em Parnamirim, será aberto normalmente ao público nesta terça-feira (13). O parque estava interditado desde domingo (11), após uma decisão judicial exigir que a organização da Festa do Boi cumprisse as exigências de segurança do Corpo de Bombeiros. Na noite dessa segunda-feira (12), a Associação de Criadores do Rio Grande do Norte (Anorc), responsável pela Festa do Boi, conseguiu uma liminar na justiça liberando a abertura dos portões. O evento voltará a ser aberto ao público às 8h.
De acordo com assessoria de comunicação da Anorc, todas as adequações exigidas pela Justiça foram realizadas e o Corpo de Bombeiros liberou o local após a realização de uma nova vistoria. O documento dos Bombeiros foi emitido na tarde dessa segunda-feira e por volta das 20h, a Justiça concedeu a liminar liberando o parque.
Interdição
Dois problemas levaram a interdição do Parque Aristofánes Fernandes. O primeiro é referente ao atestado de vistoria do Corpo de Bombeiro, que não foi emitido após ser constatada diferenças entre o que foi pensado no plano de arquitetura e o que foi executado. O principal ponto desse aspecto foi a central de gás, que ficou próxima das áreas de alimentação, o que é considerado um risco.
Além disso, o Ministério Público constatou que o o parque de exposições também não tinha um atestado de vistoria. Para entender, mesmo que não sedie nenhum evento, o parque precisa ter permanente atestado. Ao sediar uma festa como a do Boi, emite-se nova autorização específica para ela.
No que diz respeito à estrutura do parque, o MP apontou ainda que a estrutura física desrespeita à legislação sobre acessibilidade, por exemplo. Falhas nos dois aspectos, na festa e no parque, levaram o juiz de Parnamirim a determinar a suspensão do evento.
Programação
Terça-feira – 13/10
8h – Julgamento da raça Saanen e Soinga
8h30 – Continuação do julgamento da raça Sindi e dos equinos da raça Pônei
14h30 – Reinício dos julgamentos
19h – 6ª Ordenha do Torneio Leiteiro das Raças Zebuínas
19h – XXII Leilão Oficial da ANQM – Cavalos Quarto de Milha
Portal no AR

Nenhum comentário:

Postar um comentário