segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Tratamentos naturais para a infecção urinária: mulheres são mais afetadas

    

t6it6i
A infecção de urina é uma doença muito comum do sistema urinário, que afeta principalmente as mulheres. É incômoda e dolorosa, e, além de irritabilidade, pode causar insônia e limitar muito nossa rotina.
Claro que jamais devemos atuar sem prescrição médica, mas frequentemente acabamos condenados ao uso obrigatório dos antibióticos, que além de danificarem o fígado, em ocasiões podem acabar por se tornarem resistentes e não atuarem com toda a eficácia que deveriam.
 
Quais são as causas da infecção urinária?
Depois que nossos rins tenham cumprido sua excelente tarefa ao limpar o sangue, as toxinas são depositadas na bexiga para que posteriormente sejam expulsas através da urina, por isso a importância, por exemplo, de que todos os condutos que vão do rim á uretra estejam em perfeitas condições, livres de obstruções e com um ambiente ácido que impeça a aparição de bactérias.
Mas em certas ocasiões, fatores relacionados com a idade, gravidez,menopausa, contraceptivos, prostatite, patologias como o diabetes ou alterações físicas do trato urinário…etc., podem provocar a aparição de bactérias ou a consequente obstrução das vias urinárias, favorecendo consequentemente a inflamação da urina ou cistite.
Sintomas
– Ardor e queimação ao urinar;
– Pressão na região pélvica;
– Urgência contínua em urinar;
– Urina turva e inclusive aparição de sangue na mesma;
– Febre.
 Tratamento natural para a infecção urinária
Água: básica e indispensável, sempre. Recomendável entre dois e três litros diários, limpará nossas vias urinárias e combaterá a infecção.
O mais idôneo para tratar a cistite (infecção urinária) é iniciar um tratamento com antibióticos naturais que favoreçam o combate às bactérias presentes na urina.
- Mirtilo vermelho: fonte primordial para combater infecções urinárias, graças a suas substâncias antioxidantes, como as antocianinas e os carotenoides, incluindo a vitamina C. Suas funções anticépticas e antibióticas possibilitam uma atuação direta sobre os germes, impedindo, por exemplo, as bactérias E. Coli de aderirem às paredes do trato urinário, enquanto a vitamina C reforça o sistema imunológico, combatendo a infecção.
- Salsa e alho: alimentos excelentes com propriedades antibióticas. Podemos adiciona-los em nossas refeições ou consumi-los a parte. A salsa é mais eficaz misturando-a com o suco de frutas ácidas, enquanto ao alho, podemos moer e comer com um pouco de azeite de oliva.
- Os lactobacilos são igualmente benéficos, podem ser encontrados nos supermercados em produtos lácteos fermentados, por exemplo, ajudando a melhorar a flora intestinal e desenvolver anticorpos.
- Diuréticos: nos ajudam a eliminar corpos estranhos das vias urinárias e a combater a retenção de líquidos. Por isso é indispensável incluir em nossa dieta alimentos como aspargos, pepinos, aipo, alfafa… E principalmente o abacaxi, extremamente benéfico graças a suas enzimas, que podem desinflamar infecções.
Recomendações para evitar infecções
As laranjas têm sido, desde muito tempo, reconhecidas como frutas muito interessantes por seu alto teor de vitaminas C.
– Aumente a ingestão de líquidos para dificultar a concentração da urina e aparição de bactérias.
– Tome vitamina C, sucos de laranja, limão, abacaxi, mirtilo…
– Cuide sempre da higiene íntima.
– Não tome nem café, nem bebidas alcoólicas e chá verde, já que irritam a bexiga.
Logo, é evidente que é realmente muito simples tratar infecções urinárias leves, e preveni-las, isso requer vontade e uma dieta equilibrada onde abundem os líquidos, e em especial o mirtilo vermelho. Ficou comprovado cientificamente as maravilhosas propriedades dessa fruta para combater as infecções, por isso vale a pena prova-lo e tê-lo sempre próximo.


Fonte: Melhor com Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário