segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Saudoso Luiz da Câmara Cascudo será homenageado pelo Senado Federal

Luís da Câmara Cascudo (foto) quando vivo chamava São Gonçalo do Amarante de "berço da cultura popular"

Na próxima quarta-feira (03), o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo será homenageado no Senado Federal, falecido há 25 anos.

Historiador, antropólogo, advogado e jornalista, Câmara Cascudo nasceu no dia 30 de dezembro de 1898 em Natal (RN) e morreu no dia 30 de julho de 1986 na mesma cidade. Dedicou-se ao estudo da cultura brasileira e foi professor universitário, deixando uma extensa obra, composta de mais de 150 volumes, entre os quais o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952).

Para o senador Paulo Davim, autor da proposição, Cascudo “é um dos mais importantes pesquisadores das raízes étnicas do Brasil, sendo considerado o papa do folclore brasileiro”. Recebeu, inclusive, a alcunha de “o homem que sabe de tudo”.

Entre seus livros, destacam-se ainda Alma patrícia (1921), Contos tradicionais do Brasil (1946) e Geografia do Brasil holandês (1956), que trata do período das invasões holandesas. A obra intitulada O tempo e eu (1971) – editada após sua morte – diz respeito as suas memórias.

Fonte: TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário