domingo, 1 de fevereiro de 2015

Eduardo Cunha formaliza o maior bloco na Câmara; Arlindo Chinaglia perde aliado, mas eleição continua indefinida

Por um atraso de três minutos, o PDT não conseguiu oficializar a tempo sua participação no bloco de apoio ao petista Arlindo Chinaglia (SP) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados

Por um Por atraso de três minutos, o PDT não conseguiu formalizar a tempo a participação no bloco de apoio a Arlindo Chinaglia (SP) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Com uma bancada de vinte parlamentares, o partido não obteve a quantidade suficiente de assinaturas dentro do prazo estabelecido pelo comando da Casa e ficará de fora do arco formal de aliança do petista. O adversário Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por outro lado, angariou mais adesões na manhã deste domingo e chega à eleição com um bloco formado por 218 parlamentares – o maior da disputa.
Embora o PDT trate o caso como um “preciosismo” da direção da Câmara para não aceitar as assinaturas com um pequeno atraso, o episódio revela a divisão interna da bancada na eleição à presidência. Eram necessárias pelo menos onze assinaturas para protocolar o apoio ao petista. A ausência do PDT no bloco altera o formato de distribuição das comissões. Se tivesse o partido como aliado oficial, o PT teria direito a ser o terceiro na ordem de escolha das comissões. Agora, cai para o quarto lugar, dando ao bloco de Cunha o direito de fazer as três primeiras escolhas. O PMDB já sinalizou que pretende comandar as comissões de Constituição e Justiça - hoje presidida pelo PT - e a de Finanças, já nas mãos do partido.
O PMDB protocolou nesta manhã o bloco com a adesão de treze partidos: além do PMDB, o PP, PTB, DEM, PRB, SD e o PSC. Os nanicos PHS, PTN, PMN, PRP, PSDC, PEN e PRTB também decidiram caminhar com Cunha. 
Chinaglia fica com o apoio de cinco legendas: PT, PSD, PR, PROS e PCdoB, totalizando um grupo de apoio de 160 deputados. Candidato de oposição, Júlio Delgado (PSB-MG) confirmou a adesão de quatro partidos: PSB, PSDB, PPS e PV. Ele tem, oficialmente, o apoio de 106 parlamentares. Com cinco deputados, o PSOL, do candidato Chico Alencar (RJ) não formou bloco.
Apesar dos números, o resultado da eleição ainda é indefinido, já que o voto é secreto e, neste ano, espera-se uma alta taxa de traição. A sessão terá início às 18h deste domingo.  
veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário