sexta-feira, 24 de outubro de 2014

“Alienação eleitoral” é o segredo para vitória no 2º turno

 

voto branco

O que os estatísticos definem em nomenclatura própria por “Alienação eleitoral”, deverá definir as eleições no Rio Grande do Norte nesse segundo turno. Simplificando: “alienação eleitoral” é o universo de eleitores que optam por não votar em candidatos que disputam aquele pleito. Eles estão entre os que se manifestam ”Branco”, “Nulo” ou “Abstenção” (ausência).

A conquista desse contingente apontará para que lado os sinos vão dobrar, dando vitória a um dos protagonistas. Robinson Faria (PSD) e Henrique Alves (PMDB) sabem disso. Como fazer para atrair essa multidão é a chave do êxito nas urnas. De 2.326.583 eleitores aptos ao voto no primeiro turno, a Justiça Eleitoral computou 1.483.371 votos válidos ao Governo do Estado.

A abstenção até que ficou em nível histórico, com 16,83%. Foram 16,29% de votos anulados e 7,05% em branco. Uma multidão de 843.212 eleitores ignorou olimpicamente a existência dos dois candidatos, além dos três demais que participaram da corrida eleitoral no primeiro turno.

Por Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário